Bruno falha e Flamengo perde a primeira na Libertadorees

Herói no último domingo ao defender dois pênaltis de Dodô no clássico contra o Vasco, o goleiro Bruno falhou feio no gol que deu a vitória ao Universidad de Chile por 2 a 1, em Santiago, na noite desta quarta-feira. É a gangorra do futebol. Um dia em alta, outro em baixa. O goleiro aceitou um chute de Seymour de fora da área e viu a bola passar por baixo do seu corpo. E o Flamengo, que descontou com Rodrigo Alvim, conheceu, no estádio Monumental, a primeira derrota nesta Taça Libertadores.

O Fla tinha vencido Universidad Católica (2 a 0) e Caracas (3 a 1) nas duas rodadas iniciais. Curiosamente, o duelo desta quarta foi o primeiro em que o Rubro-negro não teve um jogador expulso nesta competição.

Com o resultado, o Flamengo perdeu a liderança do Grupo 8 da Taça Libertadores. O clube carioca permanece com seis pontos e foi ultrapassado justamente pelo Universidad de Chile, que chegou aos sete. O Universidad Católica tem dois pontos e o Caracas está em último, com um. Agora, o Flamengo volta a enfrentar o Universidad de Chile na próxima rodada. A partida vai ser no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril. Também nesta quarta-feira, Caracas e Católica empataram por 0 a 0, na Venezuela.

Agência/EFE

Jogadores do Flamengo com a cabeça baixa após primeiro gol do Universidad de Chile, feito por Vargas

O jogo foi apenas o segundo do Universidad do Chile após o terremoto de 8,8 graus na escala Ritcher no final de fevereiro, que levou caos e destruição ao país. O primeiro em Santiago – antes a equipe duelou contra o Universidad Católica, em Coquimbo (2 a 2). “La U” foi obrigada a pegar emprestado o estádio do Colo Colo, que só liberou o Monumental após o rival aceitar pagar R$ 210 mil em caso de danos ao patrimônio.

Apesar de melhor, Flamengo sai em desvantagem no primeiro tempo

O pânico de um sismo semelhante ao que ocorreu no dia 27 de fevereiro e provocou mais de mil mortes no Chile fez a delegação do Flamengo dormir em Porto Alegre de terça para quarta-feira e desembarcar em Santiago apenas cinco horas antes do início do jogo. No estádio, um esquema especial foi armado caso ocorresse um novo tremor.

Apesar do cansaço da viagem horas antes do duelo, o Flamengo começou bem a partida, dominando o meio-campo. A esperada pressão do time chileno nos primeiros minutos não aconteceu. Aos cinco, Juan cobrou falta da intermediária e Adriano, todo desequilibrado, cabeceou meio estranho. Mas a bola, mesmo sem força, subiu e bateu no travessão.

Adriano foi facilmente anulado pela marcação

A partir daí, o que se viu foi uma série de chutes sem direção. Dos dois lados. E também muitos passes errados. Kleberson não acertava um. E o Flamengo falhava na última bola.

O jogo só voltou a ficar interessante a partir dos 30 minutos. Na primeira chance de perigo do Universidad, Oliveira recebeu e tentou tocar rasteiro para o meio da área. Álvaro, de carrinho, evitou que a bola chegasse ao meia Montillo, que estava pronto para marcar o gol. Pouco depois, escanteio para o Flamengo. Álvaro desviou e Vagner Love apareceu para cabecear quase na pequena área. O goleiro Conde conseguiu espalmar, evitando o primeiro gol.

Aos 36 minutos, Adriano deu o ar da graça. O Imperador, que estava saindo muito da área para se livrar da marcação, dominou na intermediária e soltou a bomba. A bola passou muito perto da trave esquerda de Conde, que pulou assustado. Foi a única boa finalização do atacante na partida.

O castigo veio aos 42 minutos. Após jogada rápida do Universidad pela direita, Estrada cruzou, Vargas se antecipou a Bruno na primeira trave e tocou de cabeça: 1 a 0. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo.

- Foi um erro nosso. Eles fizeram um "dois contra um" e jogaram a bola na área. Não tive como fazer nada - explicou o goleiro Bruno no fim do primeiro tempo.

E o Flamengo foi para o vestiário com a sensação de que havia complicado uma partida que parecia controlada.

- Foi uma bobeira. O jogo nem estava tão complicado - completou Léo Moura.

Vagner Love perde a chance de empatar a partida

A conversa com Andrade no vestiário parecia ter dado certo. O empate rubro-negro veio logo aos cinco minutos do segundo tempo, na primeira chance. Adriano tocou para Vagner Love. Mesmo impedido, o atacante dominou a bola, atrapalhando Léo Moura, que vinha de trás. O lateral insistiu na jogada e conseguiu chutar, mas o goleiro Conde defendeu. A bola bateu novamente em Léo Moura e sobrou limpa para Rodrigo Alvim. O lateral-esquerdo, improvisado como volante, só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: 1 a 1.

Após o gol, o Universidad ainda perdeu um de seus principais jogadores. Estrada sentiu um problema no tornozelo direito e acabou substituído por Nelson Pinto. Aos nove minutos, porém, o time chileno ficou novamente em vantagem. Felipe Seymour recebeu na intermediária e chutou de longe. A bola saiu com força, mas era defensável. Bruno, no entanto, colaborou e deixou a redonda passar por baixo do seu corpo: 2 a 1.

Vagner Love se esforçou, mas não brilhou

O gol animou os chilenos. Aos 13 minutos, Montillo entrou bem pela esquerda e chutou. Bruno espalmou para o meio da área, e a defesa afastou o perigo. A torcida do Universidad começou a cantar enlouquecidamente. Andrade resolveu, então, tirar o apagado Kleberson para colocar o chileno Fierro. O ex-jogador do Colo Colo foi bastante vaiado pelos torcedores do clube rival ao entrar em campo.

O Universidad estava bem armado em campo. E levava muito perigo nos contra-ataques. Aos 19 minutos, Olivera recebeu pela esquerda, entrou na área e chutou com força. Desta vez, Bruno fez ótima defesa e salvou o Flamengo de levar o terceiro. Neste momento, Andrade resolveu chamar Petkovic. O meia sérvio entrou no lugar de Vinícius Pacheco, que levava pouco perigo. O time melhorou e deu sinais de que poderia reagir.

Aos 25 minutos, Fierro recebeu bom passe de Léo Moura e chutou cruzado. O goleiro Conde caiu bem no canto direito para defender. Aos 33, a grande oportunidade. Petkovic tabelou com Vagner Love, que entrou na área e ficou na cara do goleiro chileno. Mas o toque por cobertura não foi preciso e acabou indo para fora, por muito pouco. O atacante não acreditou na chance perdida e colocou as mãos no rosto em sinal de desespero.

No fim da partida, Léo Moura deixou o campo machucado. Éverton Silva entrou, e o time ficou enfraquecido pela direita. Adriano ainda teve uma chance em contra-ataque, mas foi facilmente travado pelo zagueiro, em arrancada que evidenciou sua má forma física.

Com falha de Bruno, Adriano em noite apagada e Love perdendo gol, o Flamengo conheceu a segunda derrota na temporada - a primeira foi para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara, pelo mesmo placar.

Brincadeira contra Dodô circula na Internet

Depois de perder dois pênaltis no último domingo no clássico contra o Flamengo, Dodô virou motivo de brincadeira entre os torcedores rivais. E começou a circular na Internet um “novo uniforme” feito exclusivamente para o atacante vascaíno. Em defesa do artilheiro, alguns cruzmaltinos lembraram que Dodô já marcou 16 gols em cima do Flamengo durante a sua carreira.

.

Dodô perde 2 penaltys e Mengão sai de campo com a Vitória

Dois pênaltis para o Vasco. Dodô na bola. E Bruno defendeu ambos. O atacante vascaíno saiu de campo vaiado e, em má fase, com um futuro nada animador na Colina. Mas o clássico para o outro camisa 10 teve um gosto diferente, de reconciliação. Adriano não jogou bem, tocou pouco na bola. Mas mostrou para o cruzmaltino como se faz. O Imperador não desperdiçou o pênalti mal marcado pelo árbitro Péricles Bassols a favor do Flamengo. E garantiu a vitória do Rubro-Negro por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.

Na comemoração, Adriano mostrou uma camisa com a mensagem "Que Deus perdoe essas pessoas ruins". Foi o sétimo gol do Imperador na temporada. Há 28 partidas não ocorre um 0 a 0 no clássico entre Vasco e Flamengo.

Daniel Zappe/Vip.com

Adriano mostra a camisa com a frase 'Que Deus perdoe essas pessoas ruins'

O Flamengo assumiu novamente a liderança do Grupo A com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Já o Vasco caiu para o segundo lugar no Grupo B com nove pontos. O Botafogo lidera com vantagem no saldo de gols (quatro contra três).

Na próxima rodada, o Vasco encara o Olaria, no sábado. Antes disso, enfrenta o ASA, em Maceió, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. O Flamengo viaja para Santiago, onde encara o Universidad de Chile, pela Libertadores. Depois, faz o clássico contra o Botafogo, no domingo, no Maracanã.

Muitas chances, nenhum gol no primeiro tempo

Os times entraram em campo com duas faixas de protesto contra a emenda Ibsen, que altera regras da distribuição de royalties do petróleo e diminui a receita do estado do Rio de Janeiro em cerca de R$ 7 bilhões por ano. Elas convocavam a população para uma caminhada, no Centro do Rio, na próxima quarta-feira.

Apesar do campo pesado por causa do temporal que castigou o Rio de Janeiro no fim da tarde deste domingo, o primeiro tempo foi excelente, com chances para os dois lados. Faltou apenas o gol. Oportunidades não faltaram, mas os goleiros Bruno e Fernando Prass estavam inspirados.

A primeira chance foi rubro-negra. Falta na intermediária. Fabrício tomou uma grande distância. Todo mundo esperava uma bomba, mas saiu um peteleco. No meio do caminho estava, porém, Vinícius Pacheco. O meia dominou livre na área e chutou na saída do goleiro Fernando Prass. O goleiro vascaíno fez uma grande defesa e evitou o gol. Na sobra Léo Moura pegou de primeira e bateu para fora.

O Vasco logo deu a resposta. Após linda tabela, Dodô recebeu na área, deu um drible de letra em Álvaro e chutou. A bola, que tinha endereço certo, bateu na defesa e foi para fora. Em seguida, Rafael Carioca soltou uma bomba da intermediária. A bola ia entrar no ângulo direito, mas Bruno pulou e espalmou com a mão trocada para escanteio. Tudo isso com apenas seis minutos de jogo.

Apesar do campo molhado, a bola rolava com facilidade. Juan apareceu bem pela esquerda e tocou rasteiro na saída de Fernando Prass. O goleiro espalmou e a
bola iria sobrar limpa para Adriano só escorar para o fundo da rede. Mas o zagueiro Titi, de carrinho, conseguiu evitar o gol com o bico da chuteira.

O jogo era aberto. Aos 17 minutos, Philippe Coutinho perdeu uma chance incrivel. Ele recebeu em condição legal pela direita, entrou na área e chutou
rasteiro. Bruno, com as pontas do dedo, salvou o Flamengo e espalmou para fora.

O tempo técnico, que era justificável no calor, ficou meio sem sentido agora. E esfriou muito a partida. Os times voltaram em um ritmo mais lento. Aos 28, Adriano deu um passe primoroso para Vagner Love. O atacante dominou a bola na área com maestria, deixou o zagueiro Gustavo no chão e chutou rasteiro. Fernando Prass pulou no canto direito e defendeu.

Aos 35 minutos, Philippe Coutinho foi derrubado por Willians dentro da área. Pênalti indiscutível do camisa 8 do Flamengo, que ainda pediu desculpas ao vascaíno depois com um singelo beijo no rosto. Nenhum rubro-negro teve coragem de reclamar com o árbitro. Dodô, que não passa por uma boa fase, bateu fraco no canto direito de Bruno, que pulou certo e defendeu sem direito a rebote (assista ao vídeo acima).Após a cobrança, mais um gesto de carinho: Jeferson consolou Dodô com um beijo. Foi o segundo pênalti que o artilheiro cruzmaltino perdeu nesta temporada. No primeiro turno, Dodô também desperdiçou uma cobrança contra o Resende.

Após o pênalti, Andrade inverteu a marcação em cima de Philippe Coutinho. Willians, que recebeu cartão amarelo no lance do pênalti, deixou a função, que passou para Toró. Aos 38 minutos, Léo Moura arrancou pela direita, entrou na área e tentou o drible em cima de Márcio Careca. O rubro-negro caiu e pediu a marcação do pênalti. Mas nada aconteceu e o juiz deixou o jogo seguir.

Aos 46 minutos, Philippe Coutinho dominou no peito, deu um drible seco em Fabrício e chutou. Bruno, com ótima atuação, espalmou para escanteio. E o primeiro tempo terminou 0 a 0.

Adriano faz o gol rubro-negro em pênalti que não existiu

Flamengo e Vasco voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Mas a chuva aumentou consideravelmente. Apesar disso, o clássico continou excelente. Aos quatro minutos, em um contra-ataque, Vinícius Pacheco arrancou com a bola e tocou na saída de Fernando Prass, que defendeu com os pés. Mas o árbitro Péricles Bassols marcou, de forma equivocada, pênalti no choque do goleiro vascaíno com o meia rubro-negro. Fernando Prass ficou inconformado com a marcação. Mas não teve jeito.

Adriano foi para a cobrança. E ao contrário de Dodô bateu bem. Goleiro para um lado, bola entrando carinhosamente no outro. Flamengo 1 a 0. Na comemoração, o Imperador tirou a camisa e mostrou uma mensagem: "Que Deus perdoe essas pessoas ruins". O atacante recebeu cartão amarelo.

O Vasco passou a tentar pressionar. Dodô chutou rasteiro da entrada da área e Bruno espalmou para fora. O jogo estava eletrizante. O Flamengo, com Juan, quase fez o segundo. Mas o chute bateu no travessão.

Aos 21 minutos, Jeferson entra na área e cruza. A bola bate na mão de Álvaro. O árbitro marcou mais um pênalti. Vagner Mancini mandou a ordem. Jeferson deveria bater. Mas Dodô pegou a bola e pediu para cobrar mesmo com as vaias da torcida. E o atacante novamente mostrou muito o lado e bateu na direita de Bruno, que pulou e novamente defendeu (assista ao vídeo acima).

Vagner Mancini ficou imóvel na linha técnica, sem acreditar. A torcida cruzmaltina passou a insultar o atacante cruzmaltino. E os rubro-negros gritavam o nome do goleiro "Bruno".

Após o segundo pênalti perdido por Dodô, o Vasco desanimou e diminuiu o ritmo. O Flamengo, inteligente, passou a controlar mais a bola. E o jogo terminou com a torcida rubro-negra cantando "o Imperador voltou". Após a partida, o zagueiro Titi, do Vasco, foi expulso após reclamar com a arbitragem.

Robert marca 3 vezes e dá a Vitoria de virada soibre o Santos

O atacante Robert é o herói palmeirense da vez. Ele foi fundamental na vitória do Verdão sobre o Santos, time mais badalado do Paulistão, por 4 a 3, neste domingo, na Vila Belmiro. O artilheiro marcou três gols, agora tem nove e já briga pela artilharia do Paulistão. Rodriguinho, do Santo André, lidera a tabela de goleadores, com dez.

Num primeiro momento, Robert não quis dar entrevistas após o clássico. Passou correndo pelos repórteres que estavam à beira do campo sem dar entrevistas.


Depois, de banho tomado e cabeça fria, admitiu que estava mesmo entalado. Ele ficou chateado com alguns comentários que ouviu antes da partida. Acha que o Verdão foi menosprezado. No entanto, preferiu deixar as críticas de lado e preferiu comemorar sua grande atuação.

- Marcar três gols num clássico, na casa do adversário, é muito bom. Ainda mais porque enfrentamos o Santos, um time muito bom, que vem liderando o Campeonato Paulista. Eu estava num dia inspirado e consegui aproveitar bem as chances que tive - afirmou o jogador.

Robert foi muito criticado por torcedores palmeirenses no jogo contra o Sertãozinho, segunda-feira passada, em Barueri. O time sofreu para vencer a equipe do interior por 3 a 2. Robert foi bastante hostilizado. No entanto, não preferiu dar resposta à torcida.

- O atacante vive de gols e como não fiz contra o Sertãozinho fui criticado. Mas eu não ligo muito para isso. Eles gritam lá na arquibancada e eu procuro fazer o meu trabalho dentro de campo da melhor forma possível.

Sobe para 799 número de mortos por tremor e tsunamis no Chile

O número de mortos pelo terremoto de magnitude 8,8 da madrugada de sábado (27) no Chile chegou a 799, informa nesta quarta-feira (3) o Escritório Nacional de Emergências.



Pelo novo informe, o número de mortos na região de Maule, a mais atingida, chega a 587; em Bio Bio são 92 mortos; 48 na região de Libertador O'Higgins; 38 na região metropolitana de Santiago; 20 em Valparaíso e 14 em La Araucanía.

Com a chegada da ajuda agora mais organizada à população, as equipes de resgate reforçaram a buscas nas áreas entre Concepción e Constitución, para tentar achar sobreviventes presos sob os escombros.

Foto: Pilar Olivares / Reuters

Equipe de resgate busca vítimas do terremoto que atingiu Constitución (Foto: Pilar Olivares / Reuters)

Vídeos e fotos sobre o terremoto no Chile


Equipes de resgate trabalhavam com cães farejadores na quarta-feira nas cidades e povoados chilenos mais castigados pelo terremoto na esperança de encontrar sobreviventes quatro dias após o tremor devastador.

O número de mortos deve aumentar, considerando os relatos de que o número de desaparecidos chegaria 500 só em Constitución. A cidade, com uma população de quase 40 mil, concentra cerca de metade do número oficial de mortos.

Foto: Ricardo Mazalan / AP

Policial vigia rua em Talcahuano (Foto: Ricardo Mazalan / AP)